A Tetra Pak anunciou vários investimentos estratégicos destinados a aumentar a capacidade de reciclagem das embalagens de cartão na União Europeia (UE).

Em 2023, a Tetra Pak investiu quase 40 milhões de euros para acelerar a reciclagem de embalagens de bebidas e planeia aumentar ainda mais as operações de reciclagem para alcançar uma maior circularidade dos materiais.

Os investimentos deverão reforçar a capacidade da UE para reciclar embalagens de bebidas, incluindo as camadas protetoras não fibrosas de polietileno e alumínio, conhecidas como «poliAl». Isto será conseguido através do desbloqueio de novas colaborações ou do reforço das capacidades dos recicladores estabelecidos para transformar todos os materiais das embalagens de cartão pós-consumo em novos recursos e bens de alta qualidade. Estes vêm juntar-se à infraestrutura de reciclagem existente na UE, onde as embalagens de cartão para bebidas são recicladas em 20 fábricas especializadas, sendo o poliAl atualmente processado por sete instalações (e outras seis em desenvolvimento).

Markus Pfanner, Vice-Presidente de Operações de Sustentabilidade da Tetra Pak, comenta: "Para nós, isso vai além do investimento da indústria. Faz parte da transformação para uma economia circular e um investimento no futuro do planeta. Essas colaborações inovadoras, na interseção da engenhosidade humana, tecnologia e finanças, demonstram o valor das embalagens de bebidas dentro de sistemas alimentares sustentáveis.»

Os principais investimentos em 2023

Na Suécia,  a Tetra Pak e  o Grupo Axjo iniciaram um estudo de viabilidade para construir uma nova linha de reciclagem para poliAl que acomodará volumes da Suécia, Dinamarca e Noruega. Impulsionada por um investimento conjunto de até €24 milhões e com uma capacidade de reciclagem anual de 10.000 toneladas esta instalação reciclará e incorporará poliAl em produtos plásticos moldados por injeção, incluindo tambores de cabos, carretéis e caixas de armazenamento de plástico.

Em Espanha,  a Tetra Pak e  a Trans Sabater coinvestiram mais de 2 milhões de euros e alargaram o seu acordo para aumentar a capacidade instalada de reciclagem poliAl de 3 000 toneladas para 10 000 toneladas por ano. A tecnologia patenteada de reciclagem mecânica da Trans Sabater melhora a qualidade dos pellets em comparação com os processos tradicionais. Os mercados finais potenciais para poliAl reciclado incluem a logística, embalagem, retalho e jardinagem.

Também em Espanha, a Tetra Pak e  a Alier estabeleceram uma colaboração com a ambição de reciclar mais  de 15000 toneladas de poliAl, por ano, até 2025.

Nos Países Baixos, a Tetra Pak investiu 1 milhão de euros na  fábrica de reciclagem poliAl da Recon Polymers , numa tentativa de aumentar a capacidade para, pelo menos, 8 000 toneladas por ano.