Foram eleitos os novos órgãos sociais, para o mandato 2024-2027 da Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP).
Carlos Moreira da Silva, representante da BA Glass e CEO e fundador da Teak Capital, é o novo Presidente da Direção, com Cláudia Azevedo, CEO da Sonae SGPS, e Nuno Amado, Presidente do Millennium bcp, a assumirem a vice-presidência.
Sucessor de Vasco de Mello, que liderou a Associação desde a sua criação, em 2021, e que se mantém na Direção enquanto Vogal, Carlos Moreira da Silva diz: “É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal. Somos 43 líderes e empresas de ação, dispostos a dar o exemplo, a emprestar as nossas equipas e recursos, e a liderar a mudança e a transformação que depende de nós, empresas, mas também a sermos mais exigentes com os restantes stakeholders para que se cumpra a ambição que temos para Portugal. Acreditamos que Portugal pode e deve ser melhor”.
Constituída por 9 elementos, a nova Direção conta com mais seis líderes empresariais: Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, João Bento, CEO dos CTT, João Ortigão Costa, CEO da Sugal, Jorge de Melo, CEO da Sovena, Ricardo Pires, CEO da Semapa, e Vasco de Mello, Presidente da José de Mello, que transita da Direção anterior. Os novos órgãos sociais entraram de imediato em funções.
Por sua vez, o Conselho consultivo passa a integrar 5 elementos. João Castello Branco, que foi, até final de 2021, membro da primeira Direção da Associação BRP, estando atualmente dedicado a atividades empresariais e não executivas, foi nomeado Presidente. Foram ainda eleitos Joana Rocha Scaff, Managing Director e Head of Europe Private Equity e membro de várias comissões de investimento na Neuberger Berman, Ricardo Reis, professor de Economia na London School of Economics, Sandra Santos, administradora da BA Glass e da Navigator, e membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, tendo integrado a Direção do BRP no seu primeiro mandato e, ainda, Sérgio Rebelo, Professor de Finanças Internacionais MUFG Bank na Kellogg School of Management.
Foram também eleitos os membros da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, com Nuno Galvão Teles, sócio da MLGT, e António Brochado Correia, da PWC, a manterem a presidência, respetivamente.
Criada em 2021, a Associação BRP é uma organização de líderes empresariais, independente e apartidária, com o propósito de acelerar o crescimento económico e social de Portugal para garantir um país mais justo, próspero e sustentável. É composta por 43 representantes das maiores empresas e grupos empresariais com atividade relevante em Portugal, de diferentes setores, geografias e fases de desenvolvimento.
Em conjunto, representavam em 2022, receitas globais de 124 mil milhões de euros, 65 mil milhões a nível nacional, empregavam 424 mil pessoas dos quais 218 mil em Portugal, os quais receberam em média um salário duas vezes superior à média do setor privado português, e investiram mais de 10 mil milhões de euros.
CONSTITUIÇÃO DOS ÓRGÃOS ASSOCIATIVOS
Mesa da Assembleia Geral
Nuno Galvão Teles (MLGT) - Presidente
Maria Lobo Xavier (MLGT) - Secretária
Conselho Fiscal
António Joaquim Brochado Correia (PWC) - Presidente
Hugo Miguel Patrício Dias (PWC) - Vogal
Cristina Alexandra Nobre Santos Cabral Ribeiro (PWC) - Vogal
Direção
Carlos Moreira da Silva (BA Glass) – Presidente
Cláudia Azevedo (Sonae SGPS) – Vice-presidente
Nuno Amado (Millennium bcp) - Vice-presidente
Vasco de Mello (José de Mello)
Ana Figueiredo (Altice Portugal)
João Bento (CTT)
João Ortigão Costa (Sugal)
Jorge de Melo (Sovena)
Ricardo Pires (Semapa)
Conselho Consultivo
João Castello Branco – Presidente
Joana Rocha Scaff
Ricardo Reis
Sandra Santos
Sérgio Rebelo