A Tetra Pak apresentou o Relatório de Sustentabilidade, que regista o progresso em cinco áreas interdependentes: sistemas alimentares, circularidade, clima, natureza e sustentabilidade social.
O Relatório mostra uma redução de 20% nas emissões de GEE da cadeia de valor e uma redução de 47% nas emissões de GEE nas suas operações desde 2019.
Entre os marcos importantes, a empresa posiciona o lançamento de uma embalagem de cartão assética para bebidas com uma barreira de papel, que reduz a sua pegada de carbono em um terço (33%), em 2023. A inovação foi o resultado de um investimento de 100 milhões de euros em investigação e desenvolvimento, com o mesmo investimento anual previsto para os próximos cinco a dez anos.
Além disso, a empresa implementou medidas como a redução do desperdício alimentar em 50% até 2030, através da tecnologia de automatização das instalações de produção e de tecnologias de processo eficientes.
Adolfo Orive, Presidente e CEO da Tetra Pak, afirma: “A colaboração é cada vez mais importante para alimentar de forma sustentável uma população em crescimento. A nossa presença global e as nossas soluções integrais dão-nos a oportunidade de colaborar diariamente com as partes interessadas ao longo de toda a cadeia de valor, desde agricultores e produtores de alimentos a fornecedores, decisores políticos, consumidores, entre outros. Compreendemos a responsabilidade inerente a este papel e continuamos empenhados em desempenhá-lo para transformar os sistemas alimentares mundiais, garantindo que são mais seguros, mais resilientes e mais sustentáveis.”
O Relatório de Sustentabilidade do ano fiscal de 2023 da Tetra Pak destaca outras conquistas da empresa e as suas iniciativas contínuas para proteger os alimentos, as pessoas e o planeta. Estas incluem:
- Expansão dos Programas de Alimentação Escolar: A empresa ajudou 64 milhões de crianças em 49 países a ter acesso a leite e outras bebidas nutritivas através dos Programas de Alimentação Escolar.
- Promoção da reciclagem: Globalmente, a quantidade de embalagens de cartão para bebidas recolhidas e enviadas para reciclagem em todo o mundo aumentou 7%, em comparação com 2022. Além disso, registou-se um aumento de 14% no volume de polyAl enviado para reciclagem.
o Em Portugal, foram recolhidas para reciclagem no ecoponto amarelo 10 800 toneladas de embalagens de cartão para bebidas, no ano passado. Trata-se de um aumento de 3,5%, face a 2022, quando foram recolhidas para reciclagem no ecoponto amarelo 10.400 toneladas de embalagens de cartão para bebidas. Estes dados são suportados pela campanha da Tetra Pak “Reciclar Alimenta”.
- Inclusão na “Lista A” do CDP Forests. Paralelamente, a empresa recebeu uma classificação de “A-” em Segurança da Água, no primeiro ano em que o relatório abrange esta área.
- Implementação ativa dos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos.
O relatório completo pode ser consultado aqui.