O Super Bock Group, em parceria com a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), lançou uma campanha piloto que visa destacar os benefícios das embalagens reutilizáveis e sensibilizar consumidores e empresas para a sua utilização.
A iniciativa abrange cerca de 5 mil bares, cafés e restaurantes em Lisboa, Grândola, Porto e Setúbal, com planos de expansão em 2025.
Os estabelecimentos participantes estão identificados com selos que destacam a prática de utilização de embalagens reutilizáveis, como garrafas de vidro e barris. Além disso, foram desenvolvidos materiais informativos para consumidores e proprietários, explicando os benefícios ambientais, económicos e sociais destas alternativas. A campanha está alinhada com as metas nacionais e europeias de sustentabilidade, que exigem que 30% das embalagens no mercado sejam reutilizáveis até 2030.
Graça Borges, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group, afirmou: “Esta é uma campanha que cumpre dois objetivos, que estão interligados. Estamos a valorizar os nossos clientes que já tendo decidido pelo uso destas embalagens mais sustentáveis podem incentivar a que outros adotem esta boa prática. E em paralelo, estamos a dar mais conhecimento aos próprios consumidores, muitos deles já preocupados com estes temas da Sustentabilidade e que, portanto, também valorizam esta opção, que comummente é designada de retornável por serem embalagens que voltam a ser cheias, após serem limpas e 100% higienizadas.”
As embalagens reutilizáveis, como os barris e as garrafas de vidro, oferecem vantagens como a redução de resíduos, custos operacionais mais baixos e conveniência na gestão dos estabelecimentos. Um barril de 50 litros, por exemplo, evita a geração de resíduos equivalentes a 200 copos de 250 ml. Atualmente, 85% do volume de cerveja do Super Bock Group no canal HORECA é consumido através destes formatos.
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, destacou: “A preferência pelas embalagens reutilizáveis ajuda a diminuir a quantidade de resíduos gerados. Ao reduzir a produção de novos materiais, colabora-se, também, com a diminuição da extração de recursos naturais e do consumo de energia, limitando a pegada de carbono. Não sendo uma opção fácil para todos os estabelecimentos, pois requer um maior espaço de armazenagem, que nem sempre é possível, a adoção destas embalagens oferece, além dos benefícios ambientais, alguma vantagem económica e uma oportunidade para as empresas se destacarem num mercado cada vez mais consciente e exigente.”
Graça Borges concluiu: “Este é o momento da ação para se conseguir responder aos vários desafios que se colocam ao país, empresas e consumidores, nomeadamente para mitigar o impacto da atividade humana no ambiente. Por isso, estamos a aumentar a perceção pública quanto à importância do uso das embalagens reutilizáveis, assegurando que quem vem a estes cafés, restaurantes ou bares sabe que aí encontra um benefício adicional, preferindo frequentá-los de forma mais regular.”
A campanha faz parte da estratégia de sustentabilidade do Super Bock Group, que promove a circularidade das embalagens e o reaproveitamento contínuo de materiais. Barris e garrafas de vidro reutilizáveis são exemplos desta filosofia, com uma durabilidade significativa: um barril pode durar várias décadas, enquanto uma garrafa de vidro reutilizável pode ser utilizada mais de 20 vezes.