A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a consultora Beta-i lançaram a 4.ª edição do programa Re_source, uma iniciativa de inovação aberta dedicada à economia circular e à digitalização da gestão de embalagens e resíduos.

A Open Call internacional já está disponível para startups e inovadores de todo o mundo, com candidaturas abertas até 17 de outubro em resource-innovation.com.

Open Call Resource

O programa oferece financiamento até 500.000 euros para co-criação de projetos-piloto com parceiros da SPV ao longo da cadeia de valor, incluindo marcas, operadores de embalagens e empresas de gestão de resíduos. As startups selecionadas terão a possibilidade de validar soluções em ambientes reais, com acesso direto a especialistas, suporte técnico e estratégico, bem como visibilidade junto de entidades reguladoras e decisoras.

Nesta edição, o Re_source 4.0 centra-se em três missões estratégicas: Reciclar 75% do vidro em Portugal até 2030, com foco no canal HORECA; Reduzir em 5% a produção de resíduos de embalagens do fluxo urbano per capita até 2030, em comparação com 2018; Digitalizar e integrar os fluxos de informação do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens) até 2034.

Ana Trigo Morais, CEO da SPV, destaca: “O Re_source 4.0 é uma oportunidade única para startups, inovadores e parceiros da SPV desenvolverem novas soluções que façam evoluir a cadeia de valor das embalagens em Portugal. Financiamos os projetos-piloto, mas queremos, sobretudo, criar um ecossistema colaborativo onde se partilha conhecimento, se testam soluções reais e se gera impacto na economia circular.”

Ana Costa, Sustainability & Blue Economy Director da Beta-i, salienta a evolução do programa: “Após 3 edições de Re_source, a ambição ficou maior. O foco em colaboração ficou mais sólido, com desafios mais abrangentes que denominámos de Missões, todas com foco no futuro e simultaneamente com uma necessidade de implementação urgente. A comunidade está a crescer, a maturidade também, estamos confiantes que esta edição nos trará mais próximos de onde queremos estar em termos de inovação no universo do futuro das embalagens.”

As áreas de aplicação dos projetos podem incluir tecnologias de triagem e recolha, rastreabilidade de materiais, digitalização de processos e novos modelos circulares.

As candidaturas submetidas até 3 de outubro terão vantagens Early Bird, como feedback personalizado, acesso antecipado a conteúdos exclusivos e prioridade na apresentação das soluções aos parceiros.

Após esta fase, segue-se em novembro a etapa de seleção online e, posteriormente, o Bootcamp, onde finalistas e parceiros poderão aprofundar colaborações. A implementação dos projetos-piloto está prevista para dezembro de 2025 a fevereiro de 2026.