A LIPOR, em parceria com os municípios de Gondomar, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, vai avançar com a implementação de contentores inteligentes para a recolha seletiva de resíduos, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, inovação tecnológica e melhoria da qualidade de vida da população.
O projeto arranca a 28 de janeiro, com ações de sensibilização em Vila do Conde, seguindo-se Valongo a 6 de fevereiro, Gondomar a 12 de fevereiro e Póvoa de Varzim a 26 de fevereiro. Nesta fase piloto, serão abrangidos 527 fogos, distribuídos por Gondomar (77), Póvoa de Varzim (217), Valongo (129) e Vila do Conde (104).
A iniciativa prevê a instalação de novos contentores junto das habitações, destinados à recolha de embalagens de plástico e metal, papel e cartão, vidro, resíduos alimentares e lixo indiferenciado. O acesso será condicionado através de uma fechadura eletrónica, estando disponível exclusivamente para os moradores abrangidos, que receberão um identificador eletrónico para a abertura dos equipamentos.
As habitações incluídas no projeto receberão inicialmente informação por carta sobre o arranque da iniciativa. Numa fase posterior, uma equipa de sensibilização visitará os residentes para explicar o funcionamento do sistema e proceder à entrega do dispositivo eletrónico. Está ainda previsto um contacto de acompanhamento, com o objetivo de avaliar a utilização dos contentores e recolher dados sobre a eficiência de cada solução instalada. Todo o processo é gratuito para os moradores.
Esta melhoria do serviço insere-se no Projeto CircularTECH – REGI (Resíduos com Gestão Inteligente), apoiado pelo Programa Next Generation EU, e tem como objetivo testar soluções inovadoras de recolha de resíduos com acesso condicionado e identificação eletrónica do utilizador.