A Beta Glass anunciou uma mudança na sua estrutura acionista, na sequência da decisão do seu principal acionista, o Frigoglass Group, de vender a sua participação na empresa.

A operação surge após a conclusão de uma estratégia de transformação de três anos, implementada pelo grupo, com o objetivo de reforçar a posição de liderança da Beta Glass no mercado regional de embalagens de vidro.

O Frigoglass Group celebrou um acordo para alienar a totalidade da sua participação na Frigoinvest Nigeria Holdings B.V., holding do negócio de vidro na Nigéria, que integra a Beta Glass Plc e a Frigoglass Industries Nigeria Limited. O perímetro da transação inclui as atividades de fabrico de recipientes de vidro, caixas de plástico e cápsulas metálicas, por um valor que pode ascender a 100 milhões de euros. A aquisição será realizada pela Helios Investment Partners, em representação dos fundos que gere.

Gagik Apkarian, fundador e managing director da Tetrad Capital Partners e chairman do Frigoglass Group, sublinhou o significado do momento: “Este marco importante representa a culminação de quase três anos de uma transformação intensiva e multidisciplinar e de crescimento em várias divisões da empresa, iniciada em 2023, após a reestruturação do balanço do Frigoglass Group. Com o desempenho recorde da Beta Glass, margens líderes no setor e oportunidades de crescimento muito significativas, a empresa atraiu um forte interesse por parte de compradores nacionais e internacionais.”

“Estamos confiantes de que a Helios Investment Partners, a principal sociedade de private equity focada em África, será uma excelente guardiã do legado de 50 anos da Beta Glass na oferta de produtos e serviços de elevada qualidade aos seus clientes. Continuaremos a apoiar a Beta Glass nos próximos meses, até à concretização da transação no início de 2026.”

Alex Gendis, chief executive da Beta Glass, reagiu de forma positiva à entrada do novo acionista: “Estamos muito satisfeitos por dar as boas-vindas à Helios Investment Partners na Beta Glass e reconhecemos que, após vários anos de crescimento transformacional, é o momento certo para o Frigoglass transitar para fora do nosso negócio.”

O responsável destacou ainda o trabalho das equipas e deixou uma mensagem de confiança ao mercado: “Esta operação é um reflexo do forte potencial de crescimento subjacente e do elevado desempenho das nossas equipas. Quero também agradecer ao Frigoglass pela orientação, apoio e investimento, assegurando aos nossos clientes, parceiros e colaboradores que a atividade da empresa continuará normalmente durante este período de transição.”

A conclusão da operação está dependente das aprovações regulamentares e deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2026.