Sara Alves é a vencedora do primeiro prémio do concurso internacional Nat’Cool Creative Contest, lançado pela Niepoort.
O segundo lugar foi atribuído a Ricardo Jorge (Portugal) e o terceiro lugar foi para Hermandrowning (Lituânia). As duas menções honrosas ficaram com Martin Hechanova, do Canadá e com Mattia Ronconi, de Itália.
A iniciativa propõe encontrar propostas que representem o espírito “cool e funky” dos vinhos Nat’Cool, caracterizados pela diminuta intervenção durante a produção, com pouco grau alcoólico, e que ligam vários terroirs em Portugal e no mundo.
“É um orgulho ver que o movimento Nat’Cool é tão acarinhado e bem recebido, algo bem visível na quantidade e qualidade das propostas que nos chegaram. Recebemos muitas candidaturas, de vários pontos do mundo, que conseguiram captar a essência do projeto e transpô-la para os rótulos. Afinal, é este o objetivo Nat’Cool: unir e criar ligações entre pessoas, além de terroirs”, afirma Daniel Niepoort.
Para a grande vencedora Sara Alves, estudante de pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, “É maravilhoso ver o meu trabalho artístico valorizado e ter recebido a notícia de ter ficado em primeiro lugar no Nat’Cool Creative Contest. Na minha proposta para o Nat’Cool Creative Contest, dei uso a um tipo especial de figuras que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos da minha carreira artística (e que fico muito grata por terem sido tão apreciadas).
Tendo em conta a enorme liberdade temática do concurso, deixei a imaginação correr e criar um cenário que eu própria gostasse de experienciar. Daí surgiu um momento entre dois companheiros, sentados a partilhar uma garrafa de Nat’Cool, a olhar o céu e a sonhar juntos - a felicidade está nos pequenos momentos, é, de facto, verdade. Mal posso esperar por encontrar os rótulos com a minha ilustração por aí.”
Sara Alves reforça que “este concurso é uma excelente oportunidade para artistas portugueses e de todas as partes do mundo, sem qualquer tipo de limitações, poderem dar a conhecer o seu trabalho”.
O concurso recebeu 50 candidaturas, de países tão variados como Lituânia, Canadá ou Itália.
O júri do Nat’Cool Creative Contest 2022 é composto por Joana Emídio, designer da Niepoort, Daniel Niepoort, sexta geração da Casa Niepoort, e Dirk Niepoort, quinta geração da família Niepoort. O Júri convidado integra José Vieira da Viarco; Inês Melo, designer convidada pela Lexus/ESAD; Cláudia Guerreiro, artista plástica e ilustradora, música da banda Linda Martini; Marta Madureira, ilustradora e coordenadora do curso de ilustração no IPCA; e Paulo Vinhas, curador e fundador da loja de música Matéria Prima.
A proposta vencedora verá agora o seu desenho no rótulo de uma edição Nat’Cool e receberá ainda um voucher de 500€ da Niepoort, que poderá usar para abastecer a sua adega, uma Experiência Niepoortland, com uma visita das caves centenárias do enoturismo da Niepoort em Gaia, um Prémio Viarco e uma Experiência LEXUS, um fim-de-semana com um automóvel Lexus.
Os vencedores receberão um montante especificado em regulamento em vinhos Niepoort à sua escolha, bem como experiências nas Caves do grupo em Gaia e ainda experiências Lexus e prémios Viarco, consoante a classificação.
A segunda proposta vencedora recebe um conjunto de vinhos Niepoort no valor de 200 euros (duzentos euros) e uma Experiência Niepoortland (Gaia). Ao terceiro vencedor será atribuído um poster com ilustração vintage Niepoort e uma t-shirt Nat’Cool.