Em apenas um ano, o nível de investimento direto em publicidade com influencers, em Portugal, registou um crescimento de 66%, alcançando a barreira dos 20 milhões de euros. A revelação é feita no estudo da H2H em conjunto com a Primetag, que refere que é importante personalizar o mercado e que as marcas podem estar a aplicar mal o investimento.
Em 2023, espera-se que o investimento em Influencer Marketing em Portugal chegue aos 25 milhões de euros, mas o estudo conclui que é necessário profissionalizar o setor para as marcas conseguirem um ROI positivo nas suas campanhas, sobretudo porque as empresas ainda não estão a conseguir otimizar todo o valor investido nas campanhas com influencers. Em 2022 em Portugal, duas em cada três campanhas com influencers não obtiveram um ROI positivo (68%).
O estudo refere que, quando as marcas contratam um influencer, nem sempre analisam se a sua audiência coincide com o público que querem impactar. “No Instagram, em Portugal, a média de audiência portuguesa está nos 69,25%. Isto significa que 30% do investimento médio em influencers está a ser desperdiçado ou, por outras palavras, 3 de cada 10 seguidores dos influencers portugueses não estão em Portugal”, explica a H2H.
A H2H, agência especialista em Influencer Marketing em Espanha, chega agora a Portugal, contando com uma equipa de profissionais portugueses e um escritório em Lisboa. Juntamente com a Primetag, a H2H definiu e analisou o que impede um retorno positivo do investimento das marcas num estudo denominado “As 5 razões que explicam porque é que as marcas não conseguem um ROI positivo com influencers em Portugal”.
Para a elaboração do estudo trabalharam com o número 100% real do total de criadores de conteúdos que existem em Portugal, bem como o total de publicações em diferentes formatos, tanto em Instagram como TikTok.
No ano de 2022 em Portugal, o IG Story foi o formato estrela do Instagram: 9 em cada 10 conteúdos publicados foram neste formato. Conclui-se ainda que o formato Reels é o tipo de conteúdo com maior crescimento em 2022. Em média, cada influencer publicou 17 Reels comparativamente a 53 Posts de Foto, neste ano.
Através deste estudo, foi possível perceber que o TikTok é uma plataforma em crescimento exponencial em Portugal e que, apesar de recente, já conquistou cerca de 30% da população portuguesa (3.1M de utilizadores).
Segundo Luis Díaz, Diretor Geral da H2H, “Para o crescimento do Influencer Marketing em Portugal será essencial a profissionalização do setor. A base desta profissionalização é a transparência em todos os âmbitos: tanto para o consumidor, com um código regulador; como para as marcas. Por exemplo, na H2H, damos transparência total dos contratos que assinamos com os influencers aos clientes para que possam estar seguras de que todo o seu investimento está destinado a pagar aos influencers com que querem trabalhar.”
A agência diz que as marcas têm de trabalhar com experts que conheçam as oportunidades e possam maximizar o retorno do investimento realizado. “Temos muita confiança no mercado português, porque começamos agora esta nova etapa, mas já capitalizamos cerca de 5% do investimento total na área, e contamos com a confiança de muitos clientes que também já confiaram na H2H como agência em Portugal. Todos são empresas multinacionais, nas quais o cálculo do ROI é de extrema importância a nível global, sabendo que a Human To Human é o melhor partner para eles”, afirma Luis Díaz.
Manuel Albuquerque, CEO da Primetag explica que “O Influencer Marketing é um mercado extremamente emocional, em que as relações muitas vezes estão acima do que são os benefícios económicos e de ROI das empresas. Claramente, hoje em dia, com o crescimento do setor, dizer que “eu gosto deste influencer” já não é suficiente –os dados têm um peso muito maior. É aqui que entra a Primetag – desenvolvemos a tecnologia certa para garantir que o investimento das marcas tem lógica e ciência. A H2H já se apercebeu disto há muito tempo. O seu DNA é técnico, são dados e estatísticas. Apesar de ter uma equipa muito boa na parte criativa, o que os diferencia é esta componente analítica, que permite aos seus clientes trabalhar de forma muito mais científica e orientada para o resultado final. Por isso é um prazer trabalhar com a H2H há muitos anos. Estamos sem dúvida a revolucionar o mercado, cada um no seu âmbito, mas sempre de forma complementar”.
A H2H, fundada em 2017, é a agência especialista líder em Influencer Marketing em Espanha, com uma cota de mercado superior a 29% e com 17 milhões de euros de faturação em 2022 (um crescimento de 70% relativamente ao ano anterior). Atualmente, conta com uma carteira de clientes de mais de 60 marcas, tanto em Portugal e Espanha, como internacionalmente.
Primetag é uma ferramenta para a avaliação, medição e otimização de campanhas de marketing de Influência com dados reais.