A Resialentejo organiza uma nova edição dos "Cafés Reparação", que terá lugar entre os dias 11 e 14 de novembro nos municípios de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa. A iniciativa é relançada em parceria com a Associação Buinho.

Os "Cafés Reparação" têm como objetivo promover a reparação e reutilização de objetos, sensibilizando a população para a redução do desperdício e a valorização de recursos. Durante cada sessão, voluntários irão ensinar os participantes a reparar pequenos equipamentos domésticos, elétricos e eletrónicos, assim como móveis, roupa e calçado.

Este projeto é parte integrante de um conjunto de ações no âmbito da candidatura aprovada ao projeto “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”, financiado pelo Fundo Ambiental com um orçamento total de 50 mil euros. A iniciativa visa reforçar a consciência ambiental e estimular boas práticas no combate à cultura do descarte.

A Resialentejo, criada em 2004, gere o sistema de tratamento e valorização de resíduos urbanos nos oito concelhos abrangidos, processando cerca de 48 mil toneladas anuais de resíduos e servindo uma população de mais de 86 mil habitantes numa área de 6.650 km².

A Associação Buinho, localizada em Messejana, é um FabLab que faz o desenvolvimento de projetos ligados à Economia Verde, como o programa Precious Plastic e a criação de Repair Cafés em diferentes territórios. Desde 2016, mantém também um programa de residências internacionais.