No próximo dia 23 de janeiro, a GS1 Portugal promove o 1.º Congresso Internacional de Sustentabilidade, a decorrer no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O evento, subordinado ao tema “Sustentabilidade e Descarbonização: como relatar este binómio”, pretende sensibilizar e preparar a comunidade empresarial para a transposição da Diretiva de Relato Empresarial de Sustentabilidade para a legislação portuguesa.
Com a entrada em vigor desta diretiva, tanto grandes empresas como pequenas e médias empresas (PME) serão obrigadas a elaborar relatórios anuais de sustentabilidade, passando de cerca de três dezenas para 10 mil empresas o número de entidades abrangidas por esta obrigação em Portugal. O congresso reunirá representantes do Governo, da Comissão Europeia, do regulador e de empresas para discutir como estas mudanças estão a ser implementadas, monitorizadas e fiscalizadas.
A sessão da manhã será dedicada ao reporte de informação de sustentabilidade e às novas obrigações impostas pela diretiva. O evento contará com intervenções de Patrick de Cambourg, Presidente da EFRAG (entidade que desenvolveu, em conjunto com a Comissão Europeia, as normas de relato), e de Luís Laginha de Sousa, Chairman da CMVM.
Durante a tarde, o foco estará no Roteiro para a Neutralidade Carbónica, com um painel de debate intitulado “Descarbonizar e gerar valor”, que abordará a importância da adoção de planos de descarbonização pelas empresas e o seu impacto nos relatórios de sustentabilidade. O congresso encerrará com a atribuição dos prémios Lean & Green, que distinguem as empresas que demonstraram maior progresso na descarbonização das suas operações logísticas e de transporte.
As inscrições para o 1.º Congresso Internacional de Sustentabilidade da GS1 Portugal já estão abertas e podem ser feitas online.