A Sumol tem um novo visual gráfico e associou-se a designers de renome para apresentar um novo copo colecionável e até um par de sneakers solidários.
A 4 de junho, a marca reuniu o ecossistema de clientes, parceiros e colaboradores para revelar o que aí vem. Além de um visual gráfico renovado, a marca estabeleceu uma parceria com a designer Alexandra Moura, que criou o copo de coleção, e com a DiVERGE, de João Esteves, que desenhou os sneakers que, espera a marca, todos vão querer ter. «Todos os que aqui estão fazem e continuam a fazer parte desta História de Amor, que a marca tenta construir todos os dias com os seus consumidores aqui em Portugal», disse Miguel Garcia, diretor de marketing da Sumol em Portugal.
A tradição é honrada, porque 70 anos são também o acumular de experiência, mas há que celebrar a autenticidade. «É o ano em que a marca inicia um novo ciclo de comunicação, de uma forma muito abrangente e muito inclusiva para, portanto, celebrar a autenticidade com gente de todas as idades e todas as gerações. Sumol é uma marca única no panorama português, que atravessou o século em mudança, que atravessou o país em mudança, mas que soube manter-se fiel ao conjunto de valores, de sermos o que gostamos de ser, de fazermos aquilo que gostamos, sem filtros, sem regras, autênticos e fieis a nós próprios», sublinhou.
E é precisamente isso que se ouve no texto do novo anúncio da marca: «Autenticidade não está da pele, está por baixo dela. A aparência não é tudo (…) Os rótulos são bonitos, chamam a atenção, mas o que importa vem de dentro. Ninguém precisa ser cheio de atitude ou fazer parte de uma tribo e parecer diferente. Basta olhar para as pessoas. Quem é autêntico de verdade, não tem nada a provar para ninguém.»
O copo para colecionar
Alexandra Moura nasceu em Lisboa em 1973 e desde 2002 que apresenta as suas coleções de moda no circuito nacional e internacional.
A designer Alexandra Moura criou um copo comemorativo, inspirada no look icónico da marca e as farripas de fruta. «Foi essencial o facto de ter tido contato com a Crisal, que é uma emblemática empresa vidreira portuguesa. E isso foi processo muito importante para afinar o que estava no desenho, o que estava na cabeça, até chegar ao protótipo e ao produto final. A própria textura era muito importante. Quando bebemos o Sumol, nós temos a percepção de sentir as farripas da fruta, e queria trazer isso também às mãos… trazer a textura, trazer esses elementos que, para mim, são icónicos.»
Imbuída de um forte espírito de colaboração e de uma abordagem artística que não se circunscreve ao design das coleções de moda, Alexandra Moura participa em projetos empresariais e culturais, fardamentos (segmento corporate) e figurinos (cinema, teatro e artes plásticas), e é docente em várias escolas de moda e colabora frequentemente com músicos e bandas. Em 2015, Alexandra Moura foi distinguida com o Prémio Mulheres Criadoras de Cultura, pela sua inovação e pioneirismo na atividade artística, e pelo impacto cultural do seu trabalho.
Em 2018 vence o Globo de Ouro, na categoria de melhor Designer de Moda e desde 2019, a convite da CAMERA DE LA MODA ITALIANA, integra o calendário oficial de desfiles da semana de moda de Milão.
Uma "love brand" com calçado solidário
A Sumol uniu ainda os esforços à DiVERGE no desenho de uma edição limitada do modelo de sneakers “Meteor’88”.
A DiVERGE é uma marca que reforça a individualidade através de sneakers personalizados, que promovem o impacto social e ambiental. Fabricados em Portugal e apenas por encomenda, os sneakers refletem um compromisso com a moda “slow fashion”. A parceria vai destinar 10% das vendas ao programa de inclusão social e mentoria, iMAGINE, da DiVERGE, que apoia jovens a desenvolverem competências nas áreas do empreendedorismo, comunicação e marketing, em diferentes zonas do País.
O iMAGINE da DiVERGE visa a obtenção de competências para a empregabilidade junto de jovens entre os 16 e 24 anos em risco de exclusão social e pobreza, para que estes possam retomar o caminho da inclusão.
O iMAGINE é inovador trabalha a obtenção de competências para a empregabilidade e empreendedorismo, cativando os jovens através de um produto muito valorizado por eles - sneakers –, convidando cada participante a desenhar e lançar os seus e a ficar responsável pela gestão deste micro-negócio com vista à obtenção de resultados de vendas.
A história de Sumol remonta a 1954 quando, o empreendedor António José Eusébio criou a marca que junta as palavras “Sumo” e “Sol”, com o lançamento de uma bebida de fruta com sumo de laranja, levemente gaseificada, sem corantes nem conservantes. Quatro anos depois, a marca inova, lançando Sumol de Ananás e, nos finais da década de 1970 e início de 1980 dá-se a internacionalização da marca. Em 1994, a marca lança Sumol de Maracujá. Em 2013, as receitas de Sumol nos mercados internacionais superam, pela primeira vez, as receitas do mercado nacional, consolidando a marca ao nível global. Em 2018, a Sumol (re)lança Sumol Zero, uma gama sem adição de açúcares nos sabores Sumol Laranja e Sumol Ananás. No ano de 2021 é lançado Sumol Laranjas do Algarve. |