A Ferrero Group anunciou a aquisição da WK Kellogg Co por 21,16 euros por ação, num negócio que representa um valor total de empresa de 2,85 mil milhões de euros.
O acordo abrange as operações de fabrico, marketing e distribuição do icónico portefólio de cereais da WK Kellogg Co nos Estados Unidos, Canadá e Caraíbas.
Este passo integra a estratégia de crescimento da Ferrero, reforçando a sua presença em novos momentos de consumo, com marcas emblemáticas que mantêm uma forte ligação emocional com os consumidores.
Nos últimos anos, a Ferrero tem vindo a expandir o seu alcance na América do Norte, onde já conta com mais de 14 mil colaboradores, distribuídos por 22 fábricas e 11 escritórios. O portefólio da empresa na região inclui marcas internacionais como Nutella®, Kinder®, Tic Tac® e Ferrero Rocher®, bem como referências americanas como Butterfinger®, Keebler® e Famous Amos®, e ainda marcas de confeitaria como Jelly Belly®, NERDS® e Trolli® e gelados como Blue Bunny®, Bomb Pop® e Halo Top®.
Com esta aquisição, a Ferrero planeia investir e desenvolver as marcas históricas da WK Kellogg Co, incluindo Frosted Flakes®, Froot Loops®, Frosted Mini Wheats®, Special K®, Rice Krispies®, Raisin Bran®, Kashi® e Bear Naked®.
“Estou muito entusiasmado por dar as boas-vindas à WK Kellogg Co na Ferrero Group. Esta aquisição representa mais do que um simples negócio – é a união de duas empresas com legados sólidos e gerações de consumidores fiéis”, afirmou Giovanni Ferrero, Presidente Executivo da Ferrero Group.
Desde que se tornou uma empresa independente, em outubro de 2023, a WK Kellogg Co tem vindo a focar-se numa operação mais eficiente e lucrativa, e considera que esta transição para a Ferrero traz novas oportunidades de crescimento.
“Acreditamos que esta transação maximiza o valor para os nossos acionistas e abre um novo capítulo para a nossa história”, comentou Gary Pilnick, Presidente do Conselho de Administração e CEO da WK Kellogg Co. “A Ferrero partilha os valores do nosso fundador, W.K. Kellogg, e tem provas dadas no apoio às comunidades onde opera.”
O CEO da Ferrero Group, Lapo Civiletti, reforçou que a WK Kellogg Co é uma adição estratégica ao grupo: “Esta aquisição reforça o nosso compromisso em criar valor para os consumidores na América do Norte e alargar o nosso portefólio a novos momentos de consumo.”
Após a conclusão do negócio, Battle Creek (Michigan) continuará a ser uma localização estratégica e passará a acolher a sede da Ferrero para a divisão de cereais na América do Norte.
Detalhes da transação
Segundo os termos do acordo, a Ferrero irá adquirir a totalidade do capital da WK Kellogg Co por 21,16 euros por ação, em numerário. Com a concretização do negócio, as ações da empresa deixarão de ser transacionadas na Bolsa de Nova Iorque, passando a integrar o universo Ferrero como subsidiária integral.
O conselho de administração da WK Kellogg Co aprovou o acordo por unanimidade. A transação está ainda sujeita à aprovação dos acionistas, das autoridades reguladoras e outras condições habituais, sendo a conclusão esperada para a segunda metade de 2025.
A W.K. Kellogg Foundation Trust e a família Gund já se comprometeram a votar a favor do acordo, representando 21,7% das ações da empresa, à data de 7 de julho de 2025.
Resultados preliminares do segundo trimestre de 2025
A WK Kellogg Co aproveitou o anúncio para divulgar resultados preliminares do segundo trimestre de 2025, prevendo vendas líquidas entre 561 e 566 milhões de euros (610 a 615 milhões USD) e EBITDA ajustado entre 39,6 e 44,2 milhões de euros (43 a 48 milhões USD). Os resultados definitivos serão publicados no dia 5 de agosto de 2025, no site investor.wkkellogg.com.