A Marine Conservation Society, no Reino Unido, reporta uma redução média de 80% no número de sacos de plástico encontrados nas praias do Reino Unido.
Após a introdução de taxas sobre os sacos de plástico na última década, os dados recolhidos pelos voluntários mostram que o número de sacos de plástico arrastados para as praias está a diminuir.
Lizzie Price, a Gestora do Beachwatch, disse: "É fantástico ver que as políticas sobre plásticos de uso único, como as taxas sobre sacos de plástico, estão a funcionar. Não há dúvida de que estas políticas têm sido extremamente bem-sucedidas na redução deste item frequentemente encontrado como lixo. Mas não podemos descansar à sombra dos louros."
Os inquéritos de voluntários mostram que 9 em cada 10 itens de lixo nas praias são feitos de plástico, e lixo relacionado com bebidas, como garrafas e latas, foi encontrado em 97% das praias do Reino Unido no ano passado.
“Precisamos de políticas mais abrangentes que cobrem ou proíbam mais itens de uso único sempre que possível, como os esquemas de retorno de depósitos propostos para garrafas de plástico, latas e vidro. Temos de avançar mais rapidamente para uma sociedade que repara, reutiliza e recicla”, alertam.
A organização espera ver uma redução noutros itens de lixo que recentemente foram alvo de novas políticas para tentar reduzir o uso, como talheres de plástico de uso único, paus de balões, copos de poliestireno e recipientes de comida.
Os inquéritos sobre lixo nas praias têm sido realizados há 30 anos, durante todo o ano, mas um terço dos dados vem dos inquéritos realizados por voluntários durante o evento anual Great British Beach Clean.