Sete em cada dez portugueses já separam embalagens, mas apenas um em cada dez o faz corretamente. Partindo desta realidade, a Ponto Verde lança no dia 1 de outubro a sua primeira campanha nacional de comunicação, sob o mote “Estamos a chegar ao ponto”.
A campanha multimeios estará no ar até ao início de novembro.
O objetivo é sensibilizar para as metas europeias de reciclagem: 65% de todas as embalagens até 2025 e 70% até 2030. Com a assinatura “Separamos Juntos”, a Ponto Verde procura unir cidadãos de todo o país em torno de um movimento coletivo.
Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, explica: “Através da criação da Ponto Verde, e desta campanha, queremos liderar um movimento agregador e coletivo que une cidadãos de norte a sul do País e ilhas, de todas as gerações e idades. Até porque reciclar embalagens de forma correta é um sinal de compromisso com o País e com o planeta e, por isso, ‘Separamos Juntos’.”
Andreia Ribeiro, Diretora Criativa da Fuel, acrescenta: “Procurámos uma assinatura que expressasse o posicionamento da Ponto Verde e, ao mesmo tempo, estabelecesse um novo valor como território: a união. ‘Separamos Juntos’ é uma forma de mostrar um caminho conjunto para o futuro. Separamos juntos para conseguir chegar às metas que traçámos. Separamos juntos para conseguir chegar ao ponto que precisamos. Este novo território de comunicação nasce da consciência de que, apesar dos avanços significativos, ainda não chegámos ao ponto ideal. E é precisamente neste ‘quase’ que encontramos a tensão criativa perfeita para dar vida à nova campanha.”
A publicidade destaca erros comuns na reciclagem, transformando-os em oportunidades para aprender e corrigir. Os filmes foram concebidos com o objetivo de incentivar os cidadãos a passar de um comportamento “mais ou menos sustentável” para uma separação correta de todas as embalagens.
Andreia Ribeiro reforça: “Para dramatizar o conceito ‘Estamos a chegar ao ponto’ fomos pedir emprestado o tipo de discurso que se faz quando celebramos conquistas extraordinárias. Esta dissonância entre o que se diz – ‘somos orgulhosamente mais ou menos’, ‘estive mesmo assim-assim’, ‘estamos quase a chegar ao ponto’ – e o tom com que se diz – um tom de grande exaltação e orgulho – serve-nos para mostrar o nosso ponto de uma forma leve e divertida, incentivando a mudança sem apontar o dedo às pessoas.”
A campanha terá presença nacional em TV, rádio, imprensa, digital e outdoor, incluindo mupis, grandes formatos em Lisboa e Porto, metro, autocarros e elétrico rápido. Estender-se-á ainda à Madeira e aos Açores.
Para ampliar a mensagem, a Ponto Verde associou-se a Ana Galvão, Nuno Markl, Filipa Gomes e Frederico Morais, além de vários criadores de conteúdo e influenciadores digitais, com conteúdos adaptados a diferentes públicos.
Segundo Ricardo Sacoto Lagoa: “Com esta campanha queremos entreter e até divertir as pessoas, porque acreditamos que é dessa forma que conseguimos captar a sua atenção e passar uma mensagem que é, na verdade, muito séria e importante para todos nós enquanto sociedade. A reciclagem de embalagens e a economia circular são temas centrais para o futuro e o nosso contributo é muito simples, mas decisivo: reciclar mais e melhor as nossas embalagens.”
Recentemente, a Sociedade Ponto Verde concluiu um processo de rebranding, modernizando a sua identidade. A nova imagem reflete movimento, simplicidade, energia, modernidade e confiança, reforçando a visão de uma organização preparada para os desafios da sustentabilidade.