A CCL Industries inaugurou o novo centro de etiquetas em Dornbirn, Áustria, completando a mudança da sua antiga unidade em Hohenems.

As novas instalações representam um investimento de 50 milhões de euros e mais do que duplicam o tamanho do local anterior. São quase 10 000 metros quadrados dedicados à produção e um armazém totalmente automatizado, incluindo software para otimizar a gestão do espaço de armazenamento e automatizar a intralogística.

No espaço, o aquecimento é fornecido inteiramente pela recuperação do calor gerado pelas máquinas de produção, compressores e sistema de oxidação térmica de solventes. Um centro de distribuição central gere a distribuição de aquecimento e resfriamento.

CCL Austria

“Há também um sistema fotovoltaico no telhado com mais de 2000 painéis e uma potência de pico de quase 900 kWp. O sistema produz o equivalente a 721 mil kWh por ano, equivalente ao consumo anual de cerca de 200 residências. Mais de 80% da eletricidade que produzimos é utilizada internamente, o que permite poupar 338 toneladas de CO2 por ano”, afirma Bernd Schmidle, Diretor de Produção da CCL Dornbirn. O novo local já possui certificação ISO14001.

“A mudança traz muitas melhorias. Não só o edifício é de última geração e proporciona um local de trabalho moderno para os nossos funcionários, mas a tecnologia também é de última geração. O edifício foi projetado de acordo com aspetos modernos de sustentabilidade e com o objetivo de longo prazo de reduzir ainda mais a nossa pegada de carbono na produção”, afirma Günther Birkner, membro da equipa de gestão da CCL.

EcoFloat Gruppe

As mangas retráteis (sleeves) são uma tecnologia de decoração sem adesivo para garrafas e outros recipientes. Os rótulos são aplicados por calor e agem como uma segunda pele até mesmo nos formatos mais incomuns.

Em Dornbirn, a CCL centra-se na produção de mangas retráteis feitas de material de poliolefina flutuante de baixa densidade. As mangas separam-se facilmente do recipiente primário no processo de afundamento/flutuação nos separadores e recicladores, apoiando a separação de materiais e a reciclagem eficiente. “A nossa marca para essas mangas é a EcoFloat™”, explica o diretor geral Jens Winkler.