A AIFEC, Associação Ibérica de Fabricantes de Etiquetas em Contínuo organizou um encontro em Lisboa para se aproximar das empresas nacionais do setor, no Hotel Eurostars Universal Lisboa.
O evento antecipa o 25.º aniversário e encontro anual da AIFEC, que se vai realizar em maio, também em Portugal.
José Carrasquer, Presidente da AIFEC, diz: «O objetivo é dar a conhecer a associação, o próximo encontro em Lisboa e alguns dados de mercado, extraídos de um estudo de benchmarking que realizamos a partir de dados reais das empresas de Portugal e Espanha».
A AIFEC foi fundada em 1999, completando por isso 25 anos em 2024. A associação representa 166 associados, dos quais 108 são fabricantes de etiquetas e 62 são empresas fornecedoras deste segmento de mercado. Desempenha atividades de representação, assessoria, promove estudos e publicações, eventos e grupos de trabalho especializado, formação e a atribuição do selo de qualidade QAIFEC, para identificar as melhores empresas do setor.
Em Espanha, a associação representa as empresas que totalizam cerca de 78% do volume de faturação da indústria. Em Portugal, a AIFEC conta com alguns associados – como a Bulhosas, a Mofitex e a Olegário Packaging & Labels, entre outras -, o que levou a que, em 2018, num congresso que se realizou na cidade do Porto, abandonasse a designação ANFEC para adotar a designação AIFEC e, assim, melhor espelhar as ambições de representar todas as empresas da Península Ibérica. «Queremos que este seja um setor integrador, quer em Portugal quer em Espanha», sublinhou o Presidente da Associação.
A AIFEC apelou também à colaboração. Isso ficou patente no convite feito à Apigraf – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras de Papel, representada pelo Presidente, José Manuel Lopes de Castro. «A rentabilidade das empresas de etiquetas é muito interessante e os outros segmentos têm algo a aprender convosco», comentou Lopes de Castro, a propósito da abertura das empresas do setor para a consolidação através de fusões e aquisições, por exemplo. A Apigraf parabenizou a associação ibérica e mostrou-se disponível para dar apoio aos associados de Espanha da AIFEC, uma vez que muitos dos associados portugueses já fazem parte da Apigraf. José Carrasquer referiu que existem muitas semelhanças entre o setor gráfico e o de etiquetas: «As inquietudes no setor gráfico e no setor das etiquetas são muito semelhantes e, por isso, faz sentido haver alguma colaboração».
Países diferentes, mas ambos a crescer
Durante o evento foram revelados alguns dados sobre o mercado português e também sobre o espanhol. A análise abrangeu o período 2019-2022 e examinou os principais indicadores económicos e financeiros das empresas do setor. Regista-se crescimento significativo no volume de negócios do mercado de etiquetas em ambos os países, o que se verifica ao comparar os dados do ano de 2022 com os de 2019, o ano mais consensual como “normal”, já que é anterior ao período da pandemia da Covid-19. «Portugal é um mercado dinâmico, que tem crescido e é muito produtivo», refere Carrasquer. A indústria nacional registou um aumento de mais de 25% no seu volume de negócios e é um mercado com potencial, que tem atraído investimento por parte de empresas de Espanha, refere o Presidente da associação ibérica.
Com os olhos no futuro
A AIFEC está a trabalhar ativamente para o sucesso do encontro que vai marcar o 25.º aniversário da associação. No Hotel Crowne Plaza Caparica, de 16 a 19 de maio, a associação quer debater o presente e o futuro, atraindo os jovens para a indústria. «As empresas portuguesas podem inscrever-se, mesmo que não sejam associadas. Tomámos esta decisão para dar a oportunidade de conhecerem o trabalho da AIFEC e, por isso, esperamos poder contar com uma boa afluência de Portugal», sublinha José Carrasquer.
O congresso vai contar com intervenções de empresas como a Avery Dennison, BOBST, a Fedrigoni, a HP, a Sistrade e a UPM Raflatac, entre outras. Os interessados podem inscrever-se aqui.