A Ranpak implementou melhorias à máquina de embalagem em linha automática – Cut’it! EVO – com três ferramentas digitais para melhorar o retorno sobre o investimento para as aplicações de embalagem de fim de linha (EFL).

As soluções foram concebidas para garantir que os materiais são embalados utilizando o volume mínimo ao mesmo tempo que minimizam os espaços vazios, ajudando os clientes a alcançar o objetivo de um máximo de 40% de espaço vazio determinado pela Diretiva para a embalagem na UE.

A máquina de embalagem em linha automática Cut’it!™ EVO está na base da abordagem integrada à automatização de EFL. A máquina reduz automaticamente as caixas de cartão, de modo a corresponder ao respetivo ponto de enchimento mais alto, antes de colar uma tampa em segurança.

O Ranpak Precube’it! é o primeiro elemento do pacote de tecnologia EFL. A solução utiliza dados históricos de encomendas para simular taxas de utilização da máquina e de enchimento das caixas para futuros cenários, entre as suas outras capacidades. Também consolida e otimiza a abrangência de tamanhos de caixas a serem mantidos no local, reduzindo a quantidade de material canelado necessário ao escolher o design e os tamanhos da caixa certos para cada encomenda. Também pode ser utilizado para reduzir o número de expedições divididas.

O DecisionTower aplica uma combinação de tecnologia de visão informatizada 2D e 3D assistida por IA para uma variedade de tarefas, incluindo controlo da qualidade, informações sobre encomendas e enchimento preciso de espaços vazios. A solução direciona o conversor de enchimento de espaços vazios para dispensar uma quantidade ideal de papel para cada caixa específica. Isto otimiza o dimensionamento e a utilização de materiais de embalagem.

RAN ROI Logimat Automation Cut it EVO close up operator ipad scaled

O Ranpak Connect trabalha em conjunto com a Cut’it!™ EVO, fornecendo uma descrição geral detalhada da utilização da máquina e do desempenho em relatórios diários sobre parâmetros que incluem o tempo de atividade e as causas originais de paragens. Inclui uma câmara integrada na máquina para ajudar na análise do desempenho e a identificar necessidades de formação e manutenção antes de ser necessário escalar a ocorrência.

Bryan Boatner, Diretor Executivo Global da Automatização na Ranpak, afirmou: “A nossa perspetiva é a de que numa altura em que as operações de embalagem procuram ganhar eficiências, a automatização da embalagem EFL, em vez de uma consideração a posteriori, seja realmente o ponto onde as empresas dão início ao respetivo processo de automatização. A nossa experiência diz-nos que os benefícios em cascata da automatização do fim de linha conseguem condensar o prazo para o retorno sobre o investimento para um a três anos, em vez dos três a cinco anos que os investimentos fragmentados e de back-end costumam oferecer. Esta é uma oferta única no setor, e não só assegura a conformidade regulamentar global, como também ajuda as operações de embalagem a cumprirem os respetivos objetivos de rentabilidade e sustentabilidade, de formas novas e inovadoras.”

A Ranpak irá apresentar estas soluções de embalagem de fim de linha automática na LogiMAT 2024, programada para acontecer entre 19 a 21 de março no Stuttgart Trade Fair Centre, Estugarda, Alemanha. A Ranpak estará localizada no Pavilhão 5 stand 5B67 da feira.