Por ocasião do Dia Internacional da Biodiversidade das Nações Unidas, que se celebra a 22 de maio, a Tetra Pak anuncia o lançamento do “Plano de Proteção da Natureza”.

Um relatório da Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services’ (IPBES) mostra que a natureza se está a deteriorar, em grande parte devido à ação humana. Os sistemas alimentares globais são identificados como os principais motores da perda de natureza, ameaçando as economias globais, os meios de subsistência e a segurança alimentar.. 

Gilles Tisserand, Vice President Climate & Biodiversity da Tetra Pak, afirma: “Uma vez que mais de metade do PIB mundial depende fortemente da natureza, os riscos não poderiam ser maiores. O nosso ‘Plano de Proteção da Natureza’ reflete o nosso compromisso com a gestão ambiental e baseia-se no longo historial que temos nesta área, cimentado pela nossa inclusão na Lista A do CDP Forests 2023, pelo oitavo ano consecutivo, e pela obtenção de um A- em Segurança da Água no nosso primeiro ano de reporte. À medida que outras empresas se unem a nós neste percurso, juntos podemos ajudar a proteger e a restaurar a natureza para as próximas gerações.”

Eva Zabey, da Business for Nature, explica: “O ‘Plano de Proteção da Natureza’ da Tetra Pak constitui um marco importante, sublinhando a forma como o mundo empresarial deve avançar para apoiar os objetivos ambiciosos do Plano de Biodiversidade (anteriormente conhecido como Quadro Global de Biodiversidade). Encorajamos todas as empresas a definir uma estratégia - um plano claro sobre a forma como irão contribuir para um futuro positivo para a natureza até 2030. No entanto, as empresas não podem atingir este objetivo sozinhas. Os governos devem criar os incentivos certos para acelerar a ação das empresas para combater a perda de natureza.”

Com o “Plano de Proteção da Natureza”, Tetra Pak visa gerir os impactos de toda a sua cadeia de valor na natureza e apoiar a recuperação dos ecossistemas. Além disso, tem como objetivo contribuir para a resiliência global da água, reduzindo os impactos negativos nos recursos hídricos locais e abordando os desafios partilhados nas bacias hidrográficas em risco.

A iniciativa abrange todas as geografias onde a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes operam.

Os 25 objetivos da Tetra Pak incluem, entre outros:

  • Até 2025, 100% das matérias-primas utilizadas pela Tetra Pak, com uma pegada ambiental mais significativa, serão provenientes de fontes certificadas ou controladas.
  • Até 2025, 100% dos fornecedores da Tetra Pak, com um elevado impacto sobre a água irão reportar dados de utilização e qualidade.
  • Até 2025, a Tetra Pak irá utilizar informação geográfica para verificar o estado de não desflorestação de 100% do cartão e polímeros vegetais utilizados nos seus produtos.
  • Até 2030, vai erradicar a deposição de resíduos em aterro nos seus locais de produção.
  • Até 2030, irá alcançar uma redução de 50% na utilização de água nas linhas de processo e uma redução de 35% em todos os locais de produção em comparação com 2019.
  • Até 2030, pretende ter restaurado 7.000 hectares de árvores na Mata Atlântica.

Consulte a versão completa do “Plano de Proteção da Natureza” da Tetra Pak.