O Grupo Garland tem vindo a aumentar o parque logístico em resposta ao boom do e-commerce e ao aumento da procura por serviços logísticos de outsourcing.
A Garland Logistics, pertencente ao Grupo, passou de um parque com 91.500 m2 para um com 148.000 m2, distribuídos por centros logísticos em Cascais (7.000 m2), Aveiro (35.500 m2), Vila Nova de Gaia (85.500m2) e Maia (14.000 m2). Em curso está também a expansão no centro-sul do país.
Para este ano, “perspetiva-se um crescimento significativo do negócio, na ordem dos 40%, fruto desta expansão bem-sucedida da capacidade da armazenagem e da correspondente angariação de clientes. É sem dúvida um ano importante de afirmação da Garland Logistics no mercado nacional da logística, onde detém um dos maiores parques logísticos e é inequivocamente uma das principais referências”, partilha Ricardo Sousa Costa, membro do conselho de administração do Grupo Garland e CEO da Garland Logistics.
A funcionar há cerca de um mês, está o Centro Logístico de Valadares, o terceiro armazém da empresa em Vila Nova de Gaia, com 38 000 m2. “No primeiro mês de atividade, já foram rececionadas cerca de 50.000 paletes, representando 50% da capacidade do centro”, explica Ricardo Sousa Costa. As operações implicaram a contratação direta de 40 pessoas, o que representa 40% da necessidade futura prevista, uma vez que deverão ser admitidos 100 colaboradores.
Segundo Ricardo Sousa Costa, “a abertura do Centro Logístico de Valadares assenta numa lógica de consolidação de stocks para assegurar uma maior disponibilidade aos clientes e fornecedores, minimizando os movimentos e os lead time associados na cadeia de abastecimento nacional dos mesmos”.
O Centro Logístico de Valadares, que está implementado num terreno com cerca de 100.000 m2, junto ao nó de Arcozelo, entre a A44 e a A29, incorpora as mais avançadas tecnologias de segurança, nomeadamente um modelo de sprinklagem FM approved, um sistema completo de deteção e combate de incêndios, desenfumagem, CCTV, controlo de acessos e intrusão, e bacias de retenção, o que “garante à Garland uma posição de liderança na oferta logística ao mercado nacional”. No total, representou um investimento de 30 milhões de euros.
Com o objetivo de se tornar um dos primeiros centros logísticos em Portugal com certificação internacional BREEAM New Construction, o projeto seguiu um plano com validações de vários intervenientes, incluindo em termos de segurança e de sustentabilidade ambiental.
Há 44 cais desnivelados de vários tipos, incluindo telescópicos de forma a permitir a adaptação a qualquer tipo de veículos; iluminação LED em linhas programáveis com sensores de presença, painéis fotovoltaicos para autoconsumo e postos de carregamento para viaturas elétricas.